O Chorinho e a improvisação musical brasileira

portinari_flautistaO Choro é considerado um gênero musical genuinamente brasileiro, mas como no surgimento de todo novo gênero musical ele se origina a partir da mistura de outros ritmos que quando executados por músicos inseridos em outro contexto cultural e utilizando diferentes formações instrumentais, acaba por consolidar-se em algo diferente e inovador.

O surgimento do Choro ou chorinho acontece após a abolição do tráfico de escravos por volta de 1870 no Rio de Janeiro e teve como precursores: Joaquim Antonio da Silva Callado e Chiquinha Gonzaga.

Outros nomes importantes dos primeiros cem anos do gênero são Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Pixinguinha. Este último além de excepcional compositor foi considerado o primeiro grande improvisador no choro e também o responsável pela criação de um padrão de improvisação neste gênero.

 

O surgimento da Bossa-Nova e de outros estilos a partir da década de 60 e a morte de Jacob do Bandolim em 1969 e Pixinguinha em 1973 contribuíram para jogar o Choro em um segundo plano em termos de popularidade. Mesmo assim, durante um período de cerca de 20 anos o gênero continuou sendo muito executado e outros nomes importantes surgiram.

Em meados dos anos noventa começa a haver novamente um maior interesse pelo gênero através do surgimento de novos grupos formados por músicos que iniciaram sua formação musical nos anos 80 que foi uma década marcada por inúmeras oficinas e seminários onde importantes instrumentistas discutiram e ensinaram o gênero às novas gerações.

Veja a seguir uma reportagem realizada pela TV Câmara sobre o gênero.



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