Filmes, musicais e documentários

filmes_musicais_1Neste artigo coloco uma seleção de filmes, musicais e documentários os quais acredito, irão servir de inspiração e motivação para os meus alunos de guitarra e violão e todos os que são apaixonados por música.

Estudar música muitas vezes significa praticar o instrumento de forma mecânica para vencer obstáculos impostos pelo próprio corpo humano. Aspectos abordados  durante as aulas, como coordenação, agilidade, força e precisão, estão diretamente relacionados com a capacidade de expressão de nossas idéias musicais.

A mente humana é quase sempre mais ágil que o corpo e a luta do músico para superar esta dificuldade é abordada em muitos destes filmes.
Assim, músicos e estudantes de música ao assistí-los, tem uma experiência muito mais intensa e gratificante que o expectador comum.

Curiosidade: No filme "Round Midnight", a personagem central do filme (Dale Turner) é interpretada de forma excepcional pelo saxofonista Dexter Gordon e lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

dexterVeja a seguir a lista dos filmes (clique no nome do filme para ver o trailer):

Abaixo seguem as sugestões de Aline Mattos (Rety) guitarrista da banda Laura´s Problem

filmes_musicais_3

 

*** Deixe sua sugestão de inclusão de filmes nos comemtários logo abaixo da página.

Tags: Guitarra, Violao, Musica, Rock, Blues, Jazz, Drama, Aulas, filmes, musicais, documentários, idéias musicais, Comédia, Romance, Charlie Parker, Dexter Gordon, Ray Charles