Gary Burton Quartet Live! - Impressões Gerais
Hoje, pouco mais de um mês da compra do CD Virtual (mp3 256kbps) e depois de ouví-lo algumas vezes posso finalmente colocar aqui as minhas impressões sem estar influenciado pelo impacto inicial ou mesmo pelo entusiasmo da compra.
O álbum é muito bom, cheio de energia e os músicos, em seus improvisos trazem ao ouvinte discursos musicais de altíssimo nível, fazendo valer a fama que os precedem.
O som do vibrafone de Gary Burton prevalece, mas é seguido de perto por Pat Metheny, Antonio Sanchez e Steve Swallow.
Esta predominância do vibrafone me parece natural, pois se trata de um álbum de Gary Burton que, aliás, é uma reedição de seu quarteto do final dos anos 60 e início dos anos 70 que contava com o guitarrista Larry Coryell, o baterista Roy Hanes e o baixista Steve Swallow.
Para quem nunca ouviu a performance dos instrumentistas envolvidos neste álbum será realmente uma grata descoberta e para aqueles que já conhecem, este é mais um ótimo álbum de música instrumental para ser incluído na coleção.
Vale à pena destacar o timbre quase acústico da guitarra base de Pat Metheny, do baixo de Steve Swallow e a bateria energética de Antonio Sanchez.
Para não ficar aqui só rasgando elogios o álbum tem na música "Walter L" (Faixa 5), o seu ponto fraco. Neste Hip-Hop a performance de Steve Swallow e Antonio Sanchez é impecável e eles sustentam o padrão que vinha se impondo até aquele momento no álbum, já a distorção da guitarra de Pat Metheny não convence e o discurso musical de Gary Burton parece inadequado ao estilo da música.
A música não é ruim, muito pelo contrário, apenas destoa do restante, mas isto não é o suficiente para comprometer aquilo que já havia sido estabelecido.
Na música seguinte o discurso musical inicial é retomado e fica ainda melhor do que antes.
Sobre a experiência da compra deste álbum em MP3 via internet:
Embora este seja um álbum do Gary Burton com a participação de Pat Metheny eu realizei a compra diretamente na loja oficial do site PATMETHENY.COM que foi de onde eu recebi o informativo sobre o pré-lançamento. Correu tudo muito bem, o site é bem estruturado mas venda do CD foi gerenciada na verdade por outra empresa chamada "Musictoday". Como se tratava de um pré-lançamento eu fiz a compra e aguardei o dia do lançamento para poder baixar o CD.
No dia do lançamento (26/05/2009), coincidentemente meu aniversário, as faixas ainda não estavam disponíveis conforme o esperado enviei então um email para a "Musictoday" reclamando e somente 6 das 12 faixas foram disponibilizadas. Enviei mais um email e finalmente o restante das faixas foram disponibilizadas.
Tudo isso ocorreu em menos de 24 horas e por esta razão não desqualifico os serviços da "Musictoday" pois fui prontamente atendido em minhas solicitações.
Depois de já ter baixado todas as faixas, chegaram as respostas aos meus dois emails informando que o problema já havia sido resolvido e pedindo desculpas pelo inconveniente.
O custo deste álbum (cerca de R$ 22,00) em MP3 é uma verdadeira pechincha se considerarmos o custo de um CD importado aqui no Brasil (cerca de R$ 70,00). É verdade que não tive acesso aos encartes que são sempre muito legais de folhear e contém informações importantes sobre a ficha técnica de gravação, mas eu estava mesmo interessado em ouvir a música. O restante da informação posso obter quando quiser fazendo uma pesquisa na web.
Deixe sua opinião avaliando a relevância deste artigo no topo desta página.
Rogério Couto
Referências:
www.garyburton.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Gary_Burton
BBC Radio jazz/profiles
Tags: Guitarra, Pat Metheny, Musica, Jazz, Improvisacao, mp3, Gary Burton, Antonio Sanchez, Steve Swallow