Atenuador de potência Loadbox Pedrone - Teste de atenuação

atenuador de potencia loadbox pedrone insideHá muito tempo venho subutilizando meu amplificador simplesmente porque a potência do amplificador não permite sua utilização adequada dentro de minha residência.
Com a compra do atenuador isto mudou e agora posso utilizá-lo diariamente, no entanto, me ocorreu a dúvida de qual seria a atenuação em decibéis que estava realmente ocorrendo e por isto resolvi realizar este teste que eu espero servir de ajuda para aqueles que tem enfrentado a mesma situação.

Não testei ainda a saída "line out" que permite a realização de gravação de audio silenciosa ou mesmo quando em situações ao vivo, conectar diretamente na mesa. É importante observar que na saída "line out" você não terá a característica sonora do seu gabinete (speaker) e será fundamental ter algum tipo se simulação de caixa seja ela análoga ou digital.

Para realizar este teste gravei um loop de 4 compassos sem nenhum efeito para que a amostra de som na entrada do amplificador fosse sempre a mesma.

Continue Lendo

Pedrone Amplificadores e Tecniforte Cables - Minha visita a Expomusic 2015

pedrone-tecniforte-expomusic

Estive na Feira Expomusic 2015 e a feira deste ano está bem menor, talvez com a metade ou menos em número de expositores.

Visitei o stand do Pedrone Amplificadores Valvulados e aproveitei para testar o Overdone Special. Com certeza vale à pena passar lá para conferir produtos que são feitos por quem sabe e gosta do que faz.

0_overdone_special_1O Overdone tem 50W e opção para atenuação de potência em 25W, 10W e 5W e mais um montão de recursos para timbrar.

overdone_special_2São 2 canais, chave de bypass da seção de Eq e chave seletora do drive. Na seção do EQ temos botão de Gain, Treble, Middle, e Bass além de chave seletora para 2 tipos de equalização, chave de boost para agudos, médios e graves (deep). 

overdone_special_3Na seção do drive temos controles de Ratio e Level e na do master o controle de Master (volume) e Contour (presença). O bypass do eq, segundo o Pedrone já dá um boost nos médios e é possível controlar um pouco do brilho com o controle Contour da seção master.

overdone_special_4No painel traseiro temos o atenuador de potência, effects loop valvulado e jack para conexão de foot swicth de troca de canais.
Com certeza este artigo não faz justiça com o que o amplificador tem a oferecer.

Enfim tem que ir lá, testar e ouvir o "fera".

O Rafael Nardelli e Pedrone foram super atenciosos e eu passaria horas lá testando o amplificador e aprendendo durante a conversa mas não quis ficar monopolizando os caras.

Outro stand que visitei foi o da Tecniforte e também fui muito bem atendido pelo Fábio.

Meu interesse era conhecer o lançamento do kit solderless MojoPath e tirar minhas dúvidas sobre a montagem, flexibilidade e qualidade do cabo e plugs.

Continue Lendo

Favoretti´s The Yellow Cab Od® - Voltando aos Análogos ( review )

 

Pode entrar neste taxi que ele vai te levar a timbres ótimos!

Sendo o meu som predominantemente limpo, já fazia muito tempo que não utilizava pedais de efeito análogos. Pela praticidade e baixo custo de manutenção, optei por utilizar delays, reverbs e efeitos de modulação sempre digitais e mais recentemente, as simulações de amplificadores e caixas nas pedaleiras multi-efeitos.

yellow cab overdrive pedal vista frontalMeu equipamento consiste já há muito tempo em um amplificador valvulado, uma pedaleira digital e um pedal de volume. Nas raras ocasiões em que precisei de distorção isto ficou a cargo do amplificador ou das simulações matemáticas em softwares e em minha pedaleira digital, no entanto recentemente comprei um pedal de overdrive que é a razão desta matéria.

Continue Lendo

Transcrição na Guitarra - Como melhorar a pegada !

orelhaResolvi escrever este artigo porque frequentemente alunos me perguntam como fazer para melhorar a "pegada" na guitarra e normamente a minha resposta é bem simples: TRANSCRIÇÃO, ou seja, tirar música de ouvido.

Naturalmente esta não é a única solução mas sempre que penso em resolver alguma questão com relação a minha própria pegada, minha atitude é ir ouvir e transcrever melodias ou solos.

A resposta é simples mas a atividade em si dá bastante trabalho e requer paciência e determinação.

Para quem tem pouco tempo para a prática diária esta talvez seja a forma mais eficaz de abordar o assunto já que a transcrição envolve diversos aspectos em uma única atividade.

Normalmente guitarristas relacionam o termo "pegada" somente ao desenvolvimento da técnica mas, embora este seja o principal aspecto, ele não é o único.

Quando fazemos uma transcrição são desenvolvidos diversos tipos de habilidades que irão ajudar muito a melhorar a "pegada" na guitarra. Veja a lista abaixo:

Continue Lendo

Guia Brasileiro de Produção Cultural

guia_br_producao_cultural_sesc_sp_2010_2011O SESC SP disponibilizou para download o "Guia Brasileiro de Produção Cultural (versão compacta)".

Segundo os organizadores a versão completa do guia que já está em sua 6ª edição, é pioneira em sistematizar as informações da área de produção cultural sobre planejamento, comunicação, direito de autor, questões financeiras, instituições culturais, questões jurídicas, economia criativa e produção, além de dicas e sugestões.

A versão eletrônica compacta traz uma pequena parte das entrevistas, textos e dicas do Guia integral.

Uma importante ferramenta para artistas, produtores, educadores, estudantes e gestores da área cultural.

Baixe gratuitamente a versão compacta.
Clique aqui!

Para ter acesso à edição completa, entre em contato com as Edições SESCSP no endereço: www.sescsp.org.br/loja