• Home
  • Blog
  • Dicas
  • Transcrição na Guitarra - Como melhorar a pegada !

Transcrição na Guitarra - Como melhorar a pegada !

orelhaResolvi escrever este artigo porque frequentemente alunos me perguntam como fazer para melhorar a "pegada" na guitarra e normamente a minha resposta é bem simples: TRANSCRIÇÃO, ou seja, tirar música de ouvido.

Naturalmente esta não é a única solução mas sempre que penso em resolver alguma questão com relação a minha própria pegada, minha atitude é ir ouvir e transcrever melodias ou solos.

A resposta é simples mas a atividade em si dá bastante trabalho e requer paciência e determinação.

Para quem tem pouco tempo para a prática diária esta talvez seja a forma mais eficaz de abordar o assunto já que a transcrição envolve diversos aspectos em uma única atividade.

Normalmente guitarristas relacionam o termo "pegada" somente ao desenvolvimento da técnica mas, embora este seja o principal aspecto, ele não é o único.

Quando fazemos uma transcrição são desenvolvidos diversos tipos de habilidades que irão ajudar muito a melhorar a "pegada" na guitarra. Veja a lista abaixo:

- Técnicas de dinâmica e interpretação

"Bends", vibratos, ligados (hammer on e pull off), staccato, técnicas de palheta, postura das mãos esquerda e direita.

- Percepção Musical

Ritmo, melodia, harmonia, intervalos, acordes, escalas, timbre*.

- Improvisação

Fraseado e senso melódico

- Repertório

- Teoria Musical

- Conhecimento técnico sobre equipamentos e instrumentos

Timbre

A percepção de timbres é fundamental porque influencia diretamente na execução técnica do instrumento. É necessário adequarmos o timbre do instrumento ao estilo da música que estamos transcrevendo para viabilizar a utilização determinas técnicas.

É muito importante tirar músicas não só de guitarristas e violonistas mas de outros instrumentistas também como pianistas e saxofonistas.

A busca para solucionar dificuldades técnicas impostas na transcrição de outros instrumentos vai ajudar a desenvolver uma singularidade na nossa forma de tocar o instrumento.

A transcrição ajuda a identificarmos os nossos pontos fracos que precisam ser trabalhados e com criatividade podemos desenvolver exercícios para solucionar dificuldades que às vezes são muito particulares a cada indivíduo.

É importante lembrar que esta atividade pode ser desenvolvida em todos os níveis de aprendizado desde o iniciante até os níveis mais avançados.

Naturalmente os iniciantes sentirão maior dificuldade sendo necessária na maioria das vezes o auxílio de um professor ou músico com mais experiência durante os primeiros passos do aprendizado.

No vídeo a seguir um exemplo de transcrição em que diversos aspectos são abordados: ritmo, bends, slides senso melódico e fraseado entre outros.

Agende agora mesmo um bate-papo online no Skype para saber mais sobre aulas!

Comece Agora             Saiba Mais

Tags: Guitarra, Violao, Equipamento, Timbre, Musico, Aulas de Guitarra, Aula de violao, Aulas de Violao, Professor de Violao, Professor de guitarra, Aulas de guitarra online, Aulas de violao online, Transcricao, Curso de Guitarra Online, Curso de violao Online, Teoria Musical, Improvisacao, pegada, Técnica, Guitarristas, Violonistas, ritmo, fraseado, Determinação