Timbres clássicos e suas características
O objetivo desta matéria é transpor com palavras as linhas gerais dos diferentes timbres de amplificadores valvulados. Vamos nos concentrar nos modelos clássicos, assim considerados pela época de sua criação ou som diferenciado.
Amplificadores valvulados possuem identidade e aplicações distintas, e o prévio conhecimento das características de cada um é necessário para uma boa compra, aos ouvidos e bolso. Outra ferramenta útil é a pesquisa de sites de avaliação de equipamentos (ex. Harmony Central), onde usuários relatam suas experiências e resultados.
Atualmente temos grande e excelente fabricação de válvulas, garantindo a produção de novos modelos pela indústria e peças de reposição de qualidade, seja por mérito da partição da URSS ou do poder industrial da China (nunca se vendeu tanta válvula no mundo, e a cada ano temos novos recordes).
Grande parte dos ditos novos modelos de amplificadores valvulados para guitarra são inspirados ou descendem diretamente daqueles tratados neste artigo. Pode-se dizer que, excluindo-se a sonoridade "hi-gain" que é nitidamente um fenômeno moderno, os aparelhos ganharam em funcionalidade e recursos, mantendo o fundamento do som nítido e orgânico das válvulas.
Com o objetivo de manter as referências dentro daquilo que é fundamental conhecer, limitaremos os modelos analisados para melhor compreensão de sua sonoridade básica e sua aplicação a cada necessidade.
Fender Twin Reverb
Apesar da extensa linha de produtos Fender (um dos pilares de toda a indústria de instrumentos eletrificados e seus acessórios), o termo "limpo Fender" é extensamente usado por guitarristas e imediatamente associado à um som cintilante, cheio e completo – o instrumento em sua plenitude de freqüências, de acordo com a sonoridade desejada na época de sua concepção.
Com suas pesquisas, Leo Fender conseguiu chegar a uma equalização que deixava o som da guitarra bonito e agradável, destacando-o na música. A sonoridade do Fender Twin Reverb está fundamentada nas válvulas de saída tipo 5881 (tetrodo de potência com feixe dirigido similar à atual 6L6), além da série 12ax7/12at7 na seção de pré-amplificação (preamp)1.
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O universo conspirando a meu favor...
Só mesmo o acaso poderia colocar estes dois extremos lado a lado, e que coincidência mais espetacular foi essa!
Tenho o costume de ouvir música em meu iPod antes de deitar usando a função de seleção automática de álbuns simplesmente para não ter que decidir o que ouvir.
Costumo ter um pouco de cada tipo de música e dos meus músicos preferidos no iPod e assim na maioria das vezes o álbum sorteado é do meu agrado.
Bem...
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